Foi em Abril passado que visitei este pequeno paraíso numa excursão fotográfica. Na altura ainda não pensava em fotografia analógica apesar de já andar a experimentar com objectivas M42.
As ilhas Cíes ficam na Galiza ao largo de Vigo e são uma reserva ecológica cada vez menos desconhecida. Em 2007, a sua praia foi considerada pelo jornal “The Guardian” como a melhor do mundo o que a tornou num destino cada vez mais procurado, aumentando em grande número a quantidade de pessoas que para lá se deslocam.
Deste arquipélago aqui tão perto, são duas as que nos estão mais facilmente acessíveis: a ilha do Faro e a de Monteagudo. Para lá chegar basta apanhar o barco de Vigo ou, durante os meses de verão, também de Baiona. Estas duas ilhas possuem uma fauna e flora próprias e são tão próximas que foi construída uma travessia pedonal permanente, sendo possível percorrer as duas.
Abril demonstrou ser um excelente mês para fazer esta viagem, o tempo esteve excelente, as ilhas Cíes verdejantes e não demasiado lotadas tendo sido tarefa fácil tirar fotos sem encontrar grandes obstáculos humanos dentro do enquadramento.
A minha visita centrou-se principalmente na ilha de Faro, local onde tirei a grande maioria das imagens que vos mostro. Ainda foram puxas as caminhadas desde a bela praia de Rodas até aos faróis de Monte de Faro e de A Porta, especialmente para quem não está na melhor forma, mas valeram bem a pena. Para além de outros, podem ver fotos de gaivotas e pequenos répteis que fui encontrando pelos caminhos pois, apesar de estar apenas munido de uma Sigma 18-200mm estes animais, as gaivotas em particular, permitiam que me aproximasse a distâncias que chegavam a ser tão pequenas quanto 1 metro sem se afastarem ou fugirem.
O grupo foi bastante bom, os guias excelentes, as ilhas Cíes continuam maravilhosas e foi uma experiência certamente a repetir.