A minha Zenit 12XP

ZenitA Zenit 12XP é uma SLR de fabrico soviético da década de 80, sendo a versão de exportação da Zenit 12. Vinha acompanhada de uma objectiva Helios 44M-4, uma 58mm f/2 de encaixe de rosca M42.

Por já possuir diversas objectivas M42 que usava na minha DSLR, comecei a procurar uma câmara qualquer que usasse este sistema e foi online, através de uma troca, que adquiri este exemplar.

Ela veio em excelentes condições, à excepção de um defeito muito comum no viewfinder destas câmaras: uma linha vertical devido ao descolar da película reflectora.
Encontrar pilhas para este modelo não foi uma das tarefas mais fáceis que já tive. Ela usa duas baterias LR43, mais finas e menos comuns que as suas irmãs LR44. Felizmente numa loja chinesa das proximidades encontrei as ditas.

Trata-te de uma câmara totalmente mecânica munida de um fotómetro TTL CdS que se mostra no viewfinder através de dois LED: quando está aceso o de cima temos luz a mais, quando é o de baixo temos luz a menos. A escala da sensibilidade do filme, necessária para o fotómetro vem definida em GOST, uma escala soviética próxima mas não igual à ASA o que pela minha experiência nunca me causou grandes dissabores. A medição faz-se carregando até meio no botão de disparo de forma a fechar o diafragma da objectiva e podermos medir a luz final.

Esta câmara tem temporizador e a forma de o activar é fazendo descer o botão de disparo até meio, rodar para a direita para manter o diafragma com a abertura correcta, armar o disparador com uma alavanca frontal e soltar o temporizador utilizando um botão frontal.
Infelizmente eu estive a cometer o erro de utilizar este método de rodar o botão de disparo para a direita para trancar o mesmo de forma a evitar tirar fotografias acidentalmente. O resultado é que acabava por ficar com o fotómetro ligado por tempos indeterminados sempre a consumir bateria e elas acabavam por descarregar de forma demasiado rápida.

É um modelo limitado pois não permite fotografar a velocidades superiores a 1/500s nem abaixo dos 1/30s mas que, apesar das suas limitações, tem sido uma das câmaras que mais vezes sai à rua devido ao stock de objectivas M42 que possuo.
Neste momento apenas possuo objectiva de 28mm em M42 que é completamente automática o que dificulta ou impossibilita o seu uso noutras câmaras.

Assim toca a esta velha Krasnogorskiy Mekhanicheskiy Zavod fazer as honras e mostrar que não está cá para preconceitos.

Galeria

Links

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *